Explorando o mundo real: como as aulas de campo enriquecem a aprendizagem
Dicas valiosas para tornar as suas aulas de campo mais produtivas e eficientes.
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM
Allan Pacheco
4/2/20243 min read
A aula de campo é uma ferramenta valiosa para enriquecer o processo de aprendizado dos alunos. Elas vão além das quatro paredes da sala de aula, proporcionando experiências práticas e conexões significativas com o mundo real. A atividade de campo é uma estratégia pedagógica que alia teoria e prática, subjetividade e objetividade, que ajuda os estudantes a perceberem de forma concreta as teorias e conhecimentos trabalhados em sala de aula. Visitas a museus, estações de tratamento, áreas florestais, sítios arqueológicos, mercados, feiras, etc. possibilitam a compreensão de conceitos e fenômenos muito mais facilmente do que se estivessem no ambiente escolar. Além disso, essas memórias são guardadas por mais tempo, visto que a emoção gerada nestas visitas contribuem para a sua consolidação.
As diferentes realidades existentes fora dos muros da escola, se bem percebidas e aproveitadas pelo professor, podem contribuir para a formação de sujeitos mais críticos e conscientes, além de dar maior sentido ao conteúdo trabalho em sala de aula.
Vantagens das Aulas de Campo:
Desenvolvimento do pensamento crítico: durante as aulas de campo, os alunos são desafiados a aplicar o conhecimento teórico em situações reais. Isso estimula o pensamento crítico, permitindo que eles façam conexões entre conceitos e observações do mundo real.
Incentivo à curiosidade: a exploração de ambientes desperta a curiosidade dos alunos. Eles podem fazer perguntas, investigar fenômenos e buscar respostas de forma ativa.
Aprendizado interdisciplinar: as aulas de campo permitem que diferentes disciplinas se integrem e que o aprendizado ocorra de forma mais ampla. Por exemplo, uma saída a campo pode envolver geografia, ciências, história e linguagem. Os alunos veem como essas áreas se relacionam na prática.
Exploração do ambiente: fora da sala de aula, os alunos têm a oportunidade de explorar o mundo ao seu redor. Eles observam o espaço, interagem com o ambiente e desenvolvem uma compreensão mais profunda do mundo.
Trabalho em equipe: durante estas atividades, os alunos colaboram, compartilham descobertas e aprendem a trabalhar em equipe. Essa habilidade é valiosa para a vida e a carreira.
Planejamento e intencionalidade pedagógica
Para que a aula de campo ocorra de forma prazerosa e produtiva é necessário a realização de um bom planejamento. Para isso, defina os objetivos educacionais, ou seja, o que você deseja que os alunos aprendam e estabeleça metas claras para a atividade. É também importante escolher o local adequado, para isso, considere a relevância do local para o conteúdo curricular e certifique-se de que seja seguro e acessível. Após, organize a logística, determine a data, horário de saída e retorno e o tipo de transporte mais adequado. Além disso, informe os alunos sobre vestimentas apropriadas e obtenha a autorização dos pais. Liste os recursos materiais e humanos necessários, prepare materiais necessários, como água e lanches, e garanta que haja outros profissionais (professores, guias, etc.) para orientá-los. Por fim, faça uma reunião prévia com os estudantes, com o intuito de promover a contextualização do local a ser visitado, bem como repassar informações importantes e os procedimentos a serem adotados durante a aula de campo.
Ao chegar no local da aula de campo permita que seus alunos explorem o máximo possível o local, sempre em grupo e na companhia de um guia ou profissional experiente. Solicite que observem e registrem com fotos e anotações, os pontos que julgarem mais relevantes. Você poderá incentivá-los com perguntas, desafios ou situações problemas que eles terão que investigar e, após, propor soluções.
Como avaliar a participação e o aprendizado dos estudantes?
A avaliação deve ser feita de forma contínua, desta forma, avalie os alunos antes, durante e após a realização da aula de campo. Durante a atividade, observe o engajamento dos alunos e registre suas descobertas. Após a atividade promova um debate com os alunos, para que possam compartilhar suas experiências e aprendizados. Em sala de aula, verifique se os objetivos educacionais foram alcançados e avalie o impacto da aula de campo no aprendizado dos alunos.
Conclusão:
As aulas de campo são oportunidades valiosas para tornar o ensino mais significativo e envolvente. Isto ocorre quando os alunos conseguem relacionar novos conceitos com experiências pessoais ou conhecimentos prévios. As aulas de campo oferecem essa oportunidade, pois os alunos veem como os conceitos se aplicam no mundo real. Durante as saídas a campo, os alunos interagem com colegas, professores e guias. Eles aprendem a trabalhar em equipe, comunicar ideias e resolver problemas juntos.
Ao aplicar esta metodologia, o professor cria um ambiente de aprendizagem no qual os alunos deixam de ser meros receptores passivos de informações. Agora eles exploram, observam, fazem perguntas e buscam respostas. Essa abordagem ativa promove um aprendizado mais profundo, que ficará na memória dos estudantes por muito mais tempo.
professorado.com
professorado21@gmail.com
Rua das Casuarinas, 100. Rasa. Armação dos Búzios. Rj. CEP.: 28.956.790. Tel.: (22) 99916-4081
Fale conosco