Gamificação na educação

Conheça esse metodologia que é capaz de transformar qualquer aula em um ambiente divertido de aprendizagem.

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM

Allan Pacheco

3/16/20242 min read

red white yellow and blue plastic dice
red white yellow and blue plastic dice

    Talvez a primeira coisa que venha à sua cabeça, quando o assunto é gamificação na educação, seja a necessidade de utilização de tecnologia (internet, computadores, tablets, celulares, etc.) para colocá-la em prática. Por este motivo, já quero iniciar este texto desmistificando o assunto. Ao contrário do que muitos imaginam, é possível utilizar a gamificação em sala de aula sem lançar mão de tecnologia, pois ela é muito mais psicológica do que tecnológica.

   A gamificação está presente em nosso dia a dia de diferentes formas: em programas de televisão, em programas de fidelidade, em programas de pontos do seu cartão de crédito, etc. Mas o que seria então gamificação? A gamificação se constitui em utilizar elementos dos jogos ( storytelling, desafios, recompensa etc.) em situações non games, ou seja, em atividades da vida real, visando obter maior participação e engajamento dos usuários.

  Na educação, a gamificação é uma abordagem inovadora que utiliza elementos de jogos para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Professores da educação infantil ao ensino superior, podem aproveitar essa estratégia para tornar as aulas mais dinâmicas, participativas, envolventes e eficazes.

Benefícios da gamificação na educação:

   Dentre os principais benefícios que o uso da gamificação promove dentro do processo de ensino-aprendizagem podemos destacar:

  • Dinamismo na aprendizagem: a gamificação torna o processo de aprendizado mais interativo e envolvente, quebrando a monotonia das aulas tradicionais.

  • Aumento do interesse: os alunos se sentem motivados a aprender quando o conteúdo é apresentado de forma lúdica, atrativa e desafiadora.

  • Melhoria no engajamento: os elementos de jogos incentivam a participação ativa e o comprometimento com as atividades.

  • Maior assimilação do conteúdo: aprendizado mais efetivo e duradouro, pois os alunos se envolvem emocionalmente com a aula.

  • Estímulo à criatividade, autonomia e colaboração: os desafios e recompensas incentivam a busca por soluções criativas das equipes para as questões apresentadas.

  • Promoção do protagonismo: os estudantes se tornam protagonistas de sua própria aprendizagem ao buscarem nos conteúdos, soluções para os desafios levantados pelo professor.

  • Desenvolvimento de competências socioemocionais como a empatia, colaboração, escuta ativa, resiliência emocional, etc.

Considerações finais:

    O uso da gamificação em sala de aula, como qualquer outra metodologia ativa de aprendizagem, requer planejamento e intencionalidade pedagógica. Desta forma, defina objetivos claros, identificando os conteúdos, conceitos e habilidades que deseja trabalhar. Defina as ferramentas e recursos (digitais ou analógicos) necessários, crie desafios e tarefas envolventes que demandem o conhecimento dos conteúdos e/ou conceitos trabalhados.

   Lembre-se de adaptar esta metodologia ao contexto específico de cada turma. Com criatividade e planejamento, você professor(a) pode transformar a sala de aula em um ambiente de aprendizado envolvente, significativo e divertido! Se você quiser aprender detalhadamente como colocar esta metodologia em prática adquira o nosso e-book e torne-se um profissional diferfenciado. Bora gamificar? 🎮