Jigsaw Classroom: sala de aula quebra-cabeças

Conheça esta metodologia colaborativa de aprendizagem, capaz de reduzir conflitos, aumentar a participação e potencializar aprendizagem dos estudantes.

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM

Allan Pacheco

3/18/20242 min read

    A metodologia Jigsaw Classroom é uma abordagem pedagógica que utiliza a aprendizagem cooperativa e colaborativa para desenvolver habilidades intelectuais e interpessoais entre os alunos. Professores de todos os níveis de ensino podem aplicar essa metodologia para tornar as aulas mais dinâmicas, colaborativas e envolvente.

História da Metodologia do Quebra-Cabeça:

     A metodologia Jigsaw classroom foi criada na década de 1970, pelo professor e psicólogo Elliot Aronson, que buscava formas de reduzir os conflitos que eclodiram nas escolas da cidade de Austin (Texas/EUA). Naquela ocasião, os políticos resolveram juntar, nas mesmas escolas, pessoas que viviam separadas geograficamente, socialmente e psicologicamente. Foi quando que, a partir de então, afro-americanos, americanos brancos, hispânicos, latino-americanos e outros, tiveram que aprender a conviver e dividir os mesmos espaços dentro das escolas. Elliot percebeu que a hostilidade entre os grupos estava sendo alimentada pelo ambiente competitivo existente no modelo de ensino utilizado pelas escolas e, portanto, era necessário criar novas estratégias que estimulassem a cooperação e a colaboração entre os alunos.

    Inspirado pela ideia de que cada peça de um quebra-cabeça é essencial para completar o todo, ele criou um método que incentivava o trabalho colaborativo e a responsabilidade mútua. Esta metodologia está fundamentada no conceito de chunking (fragmentação), processo de quebra de um todo em partes menores, se aprofundando e obtendo o foco máximo em cada uma dos segmentos. Nesta metodologia a visão global aparecerá a partir do encaixe (soma e relação) bem feito entre cada uma dessas partes ao final do processo, por isso os alunos dependem uns dos outros.

   Desta forma podemos definir a sala de aula quebra-cabeças como uma metodologia de aprendizagem ativa e colaborativa, que reduz conflitos, promove a empatia, melhora aprendizagem e aumenta o engajamento dos estudantes.

Principais características da Sala de Aula Quebra-Cabeça:

  1. Aprendizagem cooperativa: os alunos trabalham em grupos pequenos, cada um responsável por uma parte do conteúdo. Eles precisam se comunicar e compartilhar informações para montar o “quebra-cabeça” completo.

  2. Interdependência positiva: cada aluno é essencial para o sucesso do grupo. A cooperação é incentivada, pois todos dependem uns dos outros.

  3. Estruturação das tarefas: o conteúdo é dividido em partes, e cada aluno se aprofunda em uma delas. Depois, cada grupo se reúne para que os estudantes possam ensinar uns aos outros.

  4. Responsabilidade individual: Cada aluno é responsável por dominar sua parte e ensiná-la aos colegas.

Considerações finais:

     O Jigsaw Classroom é capaz de aumentar o engajamento dos estudantes que se sentem motivados a participar ativamente, pois têm um papel importante no processo de aprendizado. Ela também promove o desenvolvimento social ao estimular a interação entre os estudantes, desenvolvendo habilidades sociais, como escuta ativa, empatia e o respeito pelas opiniões dos outros. A sala de aula quebra-cabeça também produz um aprendizado significativo, visto que os alunos se aprofundam no conteúdo ao ensiná-lo aos colegas, consolidando seu próprio conhecimento. 

     Essa e outras metodologias ativas de aprendizagem você poderá aprender detalhamente adquirindo o nosso e-book em nossa loja virtual.